instituto

Mensagens Bola de Neve de Jeremias Horta

By 8 de junho de 2020 No Comments

Bom dia.

Quietude, silencio interior. Sossego. Precisamos estar sossegados para viver. Você precisa exercitar muito a quietude. Não precisa se esforçar para nada. Todo esforço é desnecessário e inútil. Tudo tem seu ritmo e movimento, observe.

Siga o movimento. Não adianta quere as pessoas fora do ritmo delas. Não adianta querer as coisas fora do seu ritmo.

Nada de pressas ou correrias. Silêncio, quietude, sossego.

As palavras tiram a gente do ritmo, a pressa também.

É preciso não ter pressa para nada. Estou pregando muito isso, que é para você ter em mente, sempre. Fique quieto, não fale.

Quando falar, fale o mínimo. Observe. Sinta você primeiro, veja você e as coisas. Sinta-se e ver para depois falar.

Falar devagar, o mínimo. Estou falando de economia. Economia de movimentos, palavras e gestos. Isso faz parte da simplicidade da qual lhe falei. Simplicidade e economia andam juntas.

Uma flor simples é uma flor sem muitas firulas, um objeto simples é um objeto  que tem p mínimo necessário para funcionar.

Um homem simples é aquele que precisa de muito pouco para viver.

Ser simples é ser pouco, é ir devagar, porque não tem que chegar a lugar nenhum. Ser simples é também deixar que tudo aconteça em sua hora e lugar. Procure descobrir a vida em cada coisa, em cada situação. A todo momento você poderá estar aprendendo, e onde há aprendizagem há vida.

É isto, se você não tiver pressa e ficar, poderá aprender com tudo e em tudo, e se você aprender estará vivendo. Onde há aprendizagem há vida, e a simplicidade favorece a aprendizagem.

Nada de artifícios, entendeu? Nem verbais, nem de qualquer outra espécie. A simplicidade permite o contato. Contato consigo mesmo e com o outro. No contato há luz, há direção. Sem tempo e lugar o contato se faz. Contato para ser e ver. O caminhar, a riqueza interior se dão a partir dele.

A vida vem de dentro, não de fora. O amor, o ódio, a ternura, a inquietude, etc.,só surgirão se existirem dentro. Ninguém poderá despertar em ninguém o que não existe.  O que existe dentro de você? Repare.

Não são as pessoas, nem as coisas que o incomodam, são os seus sentimentos. Lide com eles e lidará com as pessoas e situações.

 

Jeremias.

4.9.90 

Trecho do Livro: Mensagens Bola de Neve de Jeremias Horta. Pág 58